Central Blogs
. Licença Creative Commons
sulmoura de Maria Toscano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sulmoura.blogspot.pt/.

domingo, outubro 12, 2008

OTANGO, The ultimate tango show - TAGV, 11 Out/ 2008 - all the passion of Argentina Tango

.
.
.
«Sem dúvida, um belo espectáculo!
.
Limpo; sério, porque não meramente lúdico - pois apresentar o tango, no séc XXI, como se se tratasse de um mero disfrutar musical seria, no mínimo, anacrónico; não seria Arte.
.
O fio condutor do espectáculo em dois Actos, segue a diacronia dos tempos: os sócio-históricos: desde o tango de rua e dos cafés dos portos, passando pela aculturação dos migrantes europeus (franceses - BAires, a Paris Latina), pela "milonga" e o tango "del barrio", até ao novo tango; e os tempos sócio-musicais: desde Volver (e Gardel, por supuesto) até Libertango (do Senhor Piazzolla).
.
Confortam-nos e provocam-nos alguns dos arranjos - também porque inesperados.
Conforta-nos e provoca-nos que a excelência da execução técnica não impeça o pulsar da calidez latina, da alma argentina - sem nacionalismos balofos nem aproveitamentos demagógicos. 
Conforta-nos e provoca-nos, serenamente, a contenção dos cenários e a inteligente fuga ao foleiro e ao pastiche - foi um alívio não ter nunca entrado em cena "a cortina vermelha", batida e desgastada por tudo o que pretende ser um espectáculo com uma coxa e um "som quente", assumidamente pimba ou inconscientemente apimbalhado.
.
Com o espectáculo cresce a sedução constante entre "A" Buenos Aires e "O" Tango. Desta sedução resulta uma interpelação para o espectador: existir, como os loucos de "Balada para un Loco" ou em "Acompañada y Sola" é o mover contínuo (Movimiento Continuo de Piazzolla) da dupla pulsão eros e morte.
.
Talvez nenhum outro património cultural-musical consiga alguma vez consagrar de forma tão forte a ambas. Talvez por isso o tango continue a ser produção cultural e testemunho histórico; talvez, também por isso tudo, o tango retrate os mais fortes estereótipos construídos socialmente sobre o feminino e o masculino.
Num século XXI fragmentário, que não o século do fim da História, a história do tango patenteia bem como o que há de cristalizado e duradouro nas formas culturais não é impeditivo - muito pelo contrário - da reconversão, renovação e, mesmo, da mudança e transformação daquelas mesmas formas.
.
 
Se houver dúvidas, leia-se e oiça-se "Libertango", ou... "Las ciudades" ou "Preludio para el año 3001" - todos de Horacio Ferrer e Astor Piazzolla. 
.
Se houver dúvidas, ainda, leia-se:
.
"Tango querido, íntimo y fraternal
con un dolor consorte de juventud
y el tinto ritual.
.
Tango querido ¿quién
te enseñó a cantar
con tanta pasión?
.
Canta a los tormentos y dulzuras del amor
Canta a los filósofos linyeras del café
Canta a los antiguos cambalaches del poder
canta a los amigos adorados que no están
canta el tango, tangamente, con la pena de saber."
.
"Tango querido"; Música: Daniel Binelli / Letra: Horacio Ferrer
.
.
.
E se ainda houver, dúvidas... oiça-se o ritmo do coração enquanto toca um tango.„
.
.
.
por maria toscano, em Coimbra, a 12 Out/2008

Sem comentários:

já de abalada? ande cá! corra a cuartina de riscas e sente-se aí no mocho (no canapé? é melhor nã, nã seja que as preguetas lhe dêem cabo da roupa).
.
faz calôrê nã? é tempo dele! no cântaro hai água fresquinha! e se quiser entalar alguma coisaaaa... a asada das azeitonas está chêinha, no cesto hai bobinha e papo-secos (com essa chôriça... ou com o quêjo de cabra, iiiisso!, nessa seladêra de esmalte!);
.
chegue-se à mesa! - cuidado não lhe rebole a melancia para cima dos dedos do péi... assim... - entã nã se está melhórê?
.
nã, nã, agora nã vai máinada! estou a guardar-me pra logo... ora na houvera de sêri! ah! já lhe dê o chêro! pois é: alhos e coentros e um nadica de vinagrê... vem aí do alguidar de barro... sim, sã nas carnes prá cêa.
.
como nã sê o que o trouxe cá, forastêro, ‘stêja nesta sulmouradia como à da sua: pode ir mirando os links ("do monte"; "olivais..."; "deste planAlto..."; estas é que são...") os montes de que gostamos; pode ir vendo os posts por data ou esprêtando as nossas etiquêtas
("portados"); ou pode ir passando os olhos só pelos mais recentes.
.
ah! repare lá que por estes lados nã temos o hábito de editarê todos os dias - não é um blogue-diário, 'tá a vêri?; pensámo-lo antes como sendo uma espécie de blogue-testemunho das vozes do Sul (o de cá e os Suis todos); mas temos ainda muito qu'arengar... vamos lá chegando, n'éi? devagarê, que o sol quêma!
.