Central Blogs
. Licença Creative Commons
sulmoura de Maria Toscano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sulmoura.blogspot.pt/.

domingo, junho 14, 2009

ARTHUR NESTROVSKI

.
Arthur Nestrovski é doutor em literatura e música pela Universidade de Iowa (EUA). Articulista da Folha de S.Paulo (desde 1992) e editor da PubliFolha, foi professor titular no programa de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC/SP de 1991 a 2005. É autor de Notas Musicais (Publifolha, 2000) e co-autor de Três Canções de Tom Jobim (Cosac Naify, 2004), entre outros livros – incluindo alguns premiados títulos de literatura infantil, como Bichos Que Existem e Bichos Que Não Existem (Cosac Naify, 2002, Prêmio Jabuti de Livro do Ano/Ficção).
.
Voltou à atividade musical como violonista em 2004, apresentando-se com Zé Miguel Wisnik, Ná Ozzetti, Zélia Duncan, Jussara Silveira e Orquestra Jazz Sinfônica, entre outros. Em 2005/06, fez a direção musical (com Benjamim Taubkin) de Milágrimas, espetáculo do coreógrafo Ivaldo Bertazzo com o Projeto Dança Comunidade, lançado em CD e DVD (selo SESC). Seu disco solo Jobim Violão foi lançado em 2007 (Gaia Discos/Instituto Moreira Salles). Neste mesmo ano, lançou também um cd de composições: Tudo o Que Gira Parece a Felicidade (Gaia Discos), trilha para novo espetáculo de Bertazzo e Inês Bogéa, com o projeto Cidadança; e o DVD Amor Canção, registro de aula-show com Ná Ozzetti (Cultura Marcas). Nestrovski é o diretor musical do programa infantil Vila Sésamo (TV Cultura).
.
Um livro de ensaios sobre canções, Lendo Música (PubliFolha), organizado por ele, foi lançado em 2008; também seu novo livro para crianças, Viagens Para Lugares Que Eu Nunca Fui (Companhia das Letrinhas). Nesse ano, estreou o trio com a cantora Jussara Silveira e o pianista André Mehmari, no espetáculo "Viagem de Verão"; seja solo, seja em parcerias apresentou-se em várias cidades do Brasil, Portugal e Polônia.
.
Uma nova edição do cd Jobim Violão sai em 2009 (Biscoito Fino), ano em que tem aulas-shows com Zé Miguel Wisnik agendadas em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Seu livro Outras Notas Musicais, reunindo 333 resenhas e alguns outros textos, está programado para setembro (PubliFolha). Antes disso, sai o novo livro para crianças, Agora Eu Era, em parceria com Laerte (Companhia das Letrinhas). Entre outras atividades, destacam-se os shows com Wisnik e Luiz Tatit, também em setembro, no festival "Porto Alegre em Cena", no mês seguinte, apresenta-se novamente em Porto Alegre, com Ná Ozzetti, Wisnik e a Orquestra do Teatro São Pedro, num programa de canções de Wisnik e suas. Nestrovski é um dos retratados no documentário Carta Sonora, de Cacá Machado, Susana Reck Miranda e Mario Cassettari, selecionado para o programa DOC-TV 2009 da TV Cultura.
.
Para aceder à diversificada informação no sítio oficial do autor, pf, clicar aqui .
.
.

Sem comentários:

já de abalada? ande cá! corra a cuartina de riscas e sente-se aí no mocho (no canapé? é melhor nã, nã seja que as preguetas lhe dêem cabo da roupa).
.
faz calôrê nã? é tempo dele! no cântaro hai água fresquinha! e se quiser entalar alguma coisaaaa... a asada das azeitonas está chêinha, no cesto hai bobinha e papo-secos (com essa chôriça... ou com o quêjo de cabra, iiiisso!, nessa seladêra de esmalte!);
.
chegue-se à mesa! - cuidado não lhe rebole a melancia para cima dos dedos do péi... assim... - entã nã se está melhórê?
.
nã, nã, agora nã vai máinada! estou a guardar-me pra logo... ora na houvera de sêri! ah! já lhe dê o chêro! pois é: alhos e coentros e um nadica de vinagrê... vem aí do alguidar de barro... sim, sã nas carnes prá cêa.
.
como nã sê o que o trouxe cá, forastêro, ‘stêja nesta sulmouradia como à da sua: pode ir mirando os links ("do monte"; "olivais..."; "deste planAlto..."; estas é que são...") os montes de que gostamos; pode ir vendo os posts por data ou esprêtando as nossas etiquêtas
("portados"); ou pode ir passando os olhos só pelos mais recentes.
.
ah! repare lá que por estes lados nã temos o hábito de editarê todos os dias - não é um blogue-diário, 'tá a vêri?; pensámo-lo antes como sendo uma espécie de blogue-testemunho das vozes do Sul (o de cá e os Suis todos); mas temos ainda muito qu'arengar... vamos lá chegando, n'éi? devagarê, que o sol quêma!
.