Central Blogs
. Licença Creative Commons
sulmoura de Maria Toscano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sulmoura.blogspot.pt/.

domingo, março 07, 2010

"Tertulia "Nazaré no Feminino - Conversas de algibeira” ( 8 Março)

.
.
.
.
(clicar no título do post )
.
No próximo dia 8 de Março, o Museu Dr. Joaquim Manso irá promover a tertúlia “Nazaré no Feminino”, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher e da dinamização do seu “Objecto do Mês”, em Março dedicado à “algibeira”, acessória do traje tradicional feminino.
.
Proporcionando a reflexão sobre o papel da mulher na comunidade piscatória da Nazaré, este evento será também um convite para os presentes apresentarem os seus testemunhos pessoais a partir da visualização de fotografias da colecção do Museu Dr. Joaquim Manso. Na mesa, a moderação contará com duas nazarenas de diferentes gerações e a socióloga Maria Toscano, docente no Instituto Miguel Torga, em Coimbra.
.
A tertúlia “Nazaré no Feminino” insere-se no projecto “Conversas de Algibeira”, uma parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e a Universidade Sénior da Nazaré, que envolverá várias disciplinas na realização de trabalhos inspirados na tradicional “algibeira” nazarena. Culminará numa exposição conjunta, no final do ano lectivo.
.
Colaboração: Biblioteca Municipal da Nazaré e Universidade Sénior da Nazaré
Patrocínio: Grupo Miramar / Hotel Miramar Sul
Calendarização: 8 Março, 15h30
Local: Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré
.
mt, Grata ao Museu Dr. Joaquim Manso,
na Pessoa da Sua Directora, Dr.ª Dóris Santos.
.

Sem comentários:

já de abalada? ande cá! corra a cuartina de riscas e sente-se aí no mocho (no canapé? é melhor nã, nã seja que as preguetas lhe dêem cabo da roupa).
.
faz calôrê nã? é tempo dele! no cântaro hai água fresquinha! e se quiser entalar alguma coisaaaa... a asada das azeitonas está chêinha, no cesto hai bobinha e papo-secos (com essa chôriça... ou com o quêjo de cabra, iiiisso!, nessa seladêra de esmalte!);
.
chegue-se à mesa! - cuidado não lhe rebole a melancia para cima dos dedos do péi... assim... - entã nã se está melhórê?
.
nã, nã, agora nã vai máinada! estou a guardar-me pra logo... ora na houvera de sêri! ah! já lhe dê o chêro! pois é: alhos e coentros e um nadica de vinagrê... vem aí do alguidar de barro... sim, sã nas carnes prá cêa.
.
como nã sê o que o trouxe cá, forastêro, ‘stêja nesta sulmouradia como à da sua: pode ir mirando os links ("do monte"; "olivais..."; "deste planAlto..."; estas é que são...") os montes de que gostamos; pode ir vendo os posts por data ou esprêtando as nossas etiquêtas
("portados"); ou pode ir passando os olhos só pelos mais recentes.
.
ah! repare lá que por estes lados nã temos o hábito de editarê todos os dias - não é um blogue-diário, 'tá a vêri?; pensámo-lo antes como sendo uma espécie de blogue-testemunho das vozes do Sul (o de cá e os Suis todos); mas temos ainda muito qu'arengar... vamos lá chegando, n'éi? devagarê, que o sol quêma!
.