© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
.
Maio 68: Acontecimentos Internacionais
.
2008-04-30 10:03:00
.
1968 - Janeiro: A ofensiva do Tet por forças norte-vietnamitas (atacam várias cidades do sul) surpreende e descredibiliza a administração norte-americana.
.
1968 - Março: Nanterres agita-se: detenção de um comando que partiu a montra de uma agência do American Express em Paris e queimou uma bandeira norte-americana provoca ocupação - por estudantes liderados por Daniel Cohn-Bendit - das instalações administrativas da universidade de Nanterres (arredores de Paris); estes criam o movimento do 22 de Março.
.
1968 - 4 de Abril: Assassínio (em Memphis, Tennessee) de Martin Luther King, destacado activista contra a segregação racial nos Estados Unidos. Seguem-se tumultos em várias cidades norte-americanas, incluindo Washington. Pouco depois, o presidente Lyndon Johnson assina a lei dos direitos cívicos, reclamada por Luther King.
.
1968 - Maio: Revolta em Paris, onde a agitação nas universidades ganha outra dimensão:
- formação, na noite de 10 para 11 de Maio, de barricadas, incêndio de carros e cargas policiais no Quartier Latin.
- a partir de dia 13 é desencadeada uma greve geral que paralisa a França.
- dia 30, realiza-se uma grande manifestação de apoio ao general de Gaulle que declara: "Não me demito". Ganharia as legislativas realizadas em Junho.
.
1968 - 5 de Junho: Robert Kennedy assassinado nos Estados Unidos na noite em que venceria as primárias dos democratas na Califórnia, o senador Robert Kennedy, irmão mais novo do presidente John F. Kennedy (assassinado em 1963), é atingido a tiro. Viria a morrer no dia seguinte.
.
1968 - Julho: A fome no Biafra
A divulgação de imagens da fome que se vive no Biafra, região secessionista no sudeste da Nigéria, em guerra desde 1967, levam ao despertar da ajuda internacional.
.
1968 - Agosto: Esmagamento da Primavera de Praga
Nomeado secretário do partido comunista checoslovaco em Janeiro, Alexander Dubcek tenta uma experiência de "socialismo com rosto humano" e liberaliza o regime, reformas consideradas inaceitáveis por Moscovo, que envia a 21 de Agosto tanques do Pacto de Varsóvia para esmagar as esperanças de democracia.
.
.
1968 - Outubro: Massacre no México
Entre 200 e 300 estudantes mexicanos que se manifestavam desde o início do Verão são mortos em confrontos com a polícia, a 2 de Outubro, pouco antes da abertura dos Jogos Olímpicos realizados na Cidade do México, onde dois atletas negros norte-americanos sobem ao pódio de punho erguido. EO. Lusa/Fim
.
.
2/Maio/2008, 23:15
Sem comentários:
Enviar um comentário