Central Blogs
. Licença Creative Commons
sulmoura de Maria Toscano está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sulmoura.blogspot.pt/.

sexta-feira, março 20, 2009

E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

E Jesus pediu a reforma antecipada aos 33 anos...
.
Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e,
sentado sobre uma grande pedra,
deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:
.
- Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...
.
Pedro interrompeu:
- Temos que aprender isso de cor?
.
André disse:
- Temos que copiá-lo para o caderno?
.
Tiago perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso?
.
Filipe lamentou-se:
- Não trouxe o papiro-diário.
.
Bartolomeu quis saber:
- Temos de tirar apontamentos?
.
João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?
.
Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo?
.
Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas? vamos resolver problemas?
.
Tadeu reclamou:
- Mas porque é que não nos dás a sebenta e... pronto!?
.
Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada... ninguém entendeu nada!
.
Um dos fariseus presentes,
que nunca tinha estado diante de uma multidão, nem ensinado nada,
tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
.
* Onde está a tua planificação?
* Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?
* E a avaliação diagnóstica?
* E a avaliação institucional?
* Quais são as tuas expectativas de sucesso?
* Tens para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
* Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
* Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
* Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?
* E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
* Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
* Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
.
Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
.
* Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado, em devido tempo, pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva.
.
.
.
... E Jesus pediu a reforma antecipada
aos 33 anos...
.
mt Grata a AM
.

5 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Quem dá aulas são os professores.
O sindicato é composto por professores.
A esmagadora maioria da "máquina" do ministério são professores.
Os ministros da educação têm sido professores.

Donde se pode concluir que...

Boa semana, beijo.

emedeamar disse...

... ?Donde se pode concluir que...?
que as "máquinas" e os lugares de poder, como outros, deformam todos os profissionais, incusivé os professores, será? (condição-zinha "h"umana... )
:-)

Beijo. obrigada! Boa semana também Caro Nilson!
.
mt

Gabriela Rocha Martins disse...

regressei ,MT ,como havia prometido ... e não é que apanho logo com a reforma do Cristo?
sabes o que isto é?
falta de nicotina e de "kastrol" ... isto de se ser tóxico (in)dependente é o que dá!


.
um beijo ,Amigona!

Gabriela Rocha Martins disse...

sim ,porque tu e o AM sempre me fazem cá um dueto!!!!!!


.
um beijo

emedeamar disse...

GRM: este teu comentário e o outro em que falas do AM são o que se chama "meta-comunicação" :-) desde o teu regresso — Viva! Viva! — até à toxico(in)dependência (ehehehe) são terríveis aqueles apanhados!!!), até... ao spam de mails (pois... sorry) até... às Amizades: ja viste tudo o que aqui conseguiste incluir? ena! :-) THANKS! bêjus. mt

já de abalada? ande cá! corra a cuartina de riscas e sente-se aí no mocho (no canapé? é melhor nã, nã seja que as preguetas lhe dêem cabo da roupa).
.
faz calôrê nã? é tempo dele! no cântaro hai água fresquinha! e se quiser entalar alguma coisaaaa... a asada das azeitonas está chêinha, no cesto hai bobinha e papo-secos (com essa chôriça... ou com o quêjo de cabra, iiiisso!, nessa seladêra de esmalte!);
.
chegue-se à mesa! - cuidado não lhe rebole a melancia para cima dos dedos do péi... assim... - entã nã se está melhórê?
.
nã, nã, agora nã vai máinada! estou a guardar-me pra logo... ora na houvera de sêri! ah! já lhe dê o chêro! pois é: alhos e coentros e um nadica de vinagrê... vem aí do alguidar de barro... sim, sã nas carnes prá cêa.
.
como nã sê o que o trouxe cá, forastêro, ‘stêja nesta sulmouradia como à da sua: pode ir mirando os links ("do monte"; "olivais..."; "deste planAlto..."; estas é que são...") os montes de que gostamos; pode ir vendo os posts por data ou esprêtando as nossas etiquêtas
("portados"); ou pode ir passando os olhos só pelos mais recentes.
.
ah! repare lá que por estes lados nã temos o hábito de editarê todos os dias - não é um blogue-diário, 'tá a vêri?; pensámo-lo antes como sendo uma espécie de blogue-testemunho das vozes do Sul (o de cá e os Suis todos); mas temos ainda muito qu'arengar... vamos lá chegando, n'éi? devagarê, que o sol quêma!
.