[[ após
vagabundear pela enésima vez
com Maurice
Merlau-Ponty. [2000]. em
O Olho e o Espírito. trad. Luís
Manuel Bernardo. Lisboa, Vega-Passagens. ]]
....
Do olho.
melhor: do Olhar
desse pousar
fugidio ao correr do horizonte
ao passar da
linha de intermitentes luzinhas amarelas
do friso
avermelhado, do outro, azul esverdeado
sob uma
claraboia azulada antes do mar escuro
azul
até devir breu
na noite avançada.
esta é a parte
que não oferece grande resistência / não levanta polémica nem / arrisca honras
nem egos.
Do Olhar.
Da
Incandescência volátil do Olhar
a ortografia
omite tudo,
a semântica
pouco entende,
a estatística
resvala na beleza sem alcançar as margens de erro,
e a fixação em
imagem — pictórica, robustecida em volumes ou lisa —
às vezes,
ronda-a
pois só à poesia
compete, digo: cabe
o exercício de
desassenhorear-se
do alheio filtro
ovalado.
cabe à poesia
traduzir os filtros estrangeiros
na fala, volátil
vibração.
a metáfora sabe
o Olhar.
a poesia expande
o Olhar
na exacta medida
da sua imprecisão contenção e imprevisibilidade.
uma
fenomenologia metafórica do Ser —
o que, em si
mesmo, é redundante
dado a
fenomenologia trabalhar na revelação
no desvelar do
Ser, da ontologia do Ser
indomável e
imanente como inconcretizável.
— assim as
metáforas.
aninhadas
juntinho das composições musicais
às metáforas da
fala basta a vibração.
apenas a
vibração. /
a subtil
vibração /
que, uma vez
conseguida,
institui o
inconsciente estado de amor incondicional.
digo, melhor: a
vibração em amor incondicional
pois, à
semelhança das composições musicais
trata-se de um
subtil fruir aderir e Ser amor / incondicional.
Imanente.
Indomável.
Concretizável.
este modo de Ser
e esta ontologia
superam a
arquitectura
contradizem as
leis dos estados e da infantil física bi-cotómica.
Da
incandescência volátil do Olhar
se ergueu este
poema
e, agora e aqui
a lego,
desde a mais
pura ontologia.
incandescência
volátil do Olhar, digo,
fenomenologia,
ou melhor: a
prosa da vida acedendo à pura poesia.
maria toscano ©.
Coimbra, (C)Asa
Verde. 11 Maio / 2014.
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